O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão pertencente ao Banco Central, criado em 1996. O Copom tem por objetivos efetivos:
1) Estabelecer as diretrizes da política monetária;
2) Definir a taxa de juros.
O Copom foi inspirado no sistema já adotado pelo FED, o Banco Central norte-americano, estabelecendo um ritual adequado para tomada de decisões, com periodicidade e maior transparência ao processo.
Entre as práticas adotadas, uma das mais importantes e vigente até o momento foi o estabelecimento das metas para a inflação, sendo, portanto, a diretriz da política monetária, sistemática iniciada durante o Governo FHC, em 1999.
As decisões são tomadas durante reuniões que acontecem a cada 45 dias, sendo 08 reuniões anuais. Cada reunião acontece durante dois dias.
1º dia – terça-feira) Neste primeiro dia de reunião, os chefes de departamentos e o gerente-executivo apresentam uma análise da conjuntura doméstica, reportando os principais dados estatísticos macroeconômicos;
2º dia – quarta-feira) Participam do segundo dia de reunião os membros do Comitê, chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas e os diretores de Política Monetária e de Política Econômica. Após análise dos números apresentados no dia anterior, apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo e fazem suas recomendações acerca da política monetária. Os demais membros do Copom acrescentam, então, suas ponderações. Segue-se, assim, a votação das propostas. A decisão final sobre a taxa Selic é imediatamente divulgada à imprensa.
Todas as atas em português destas reuniões são divulgadas 6 dias úteis posteriores, portanto, na quinta-feira pela manhã da semana seguinte à reunião, tanto na página do Banco Central quanto para a imprensa. A ata em inglês é divulgada 24 horas depois da divulgação da ata em português.
A mais recente reunião do Copom aconteceu nos dias 7 e 8 de junho de 2011, a qual decidiu por um aumento de 0,25% na taxa SELIC (taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que é a taxa referencial de juros da economia brasileira, com vistas ao controle da inflação. Para quem quiser conhecer o histórico da taxa de juros (Selic) desde 1996, o link é: http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS. Como o Copom foi criado no governo FHC, em 1996, não temos neste organismo as estatísticas dos anos precedentes, o quer seria interessante em uma comparação, considerando que antes de 1994 essa taxa de juros chegava a quatro dígitos anuais.
No site do Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br) podem ser encontradas mais informações sobre o órgão e as estatísticas econômicas, com suas respectivas análises, produzidas e divulgadas durante as reuniões do órgão.
Bom final de semana!!!
Abçs,
Cátia Ereno
Fontes:
http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST
http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS
http://www.bcb.gov.br/?COPOM15
Nenhum comentário:
Postar um comentário